Swords and Deviltry – Fritz Leiber

Swords and DeviltryRecentemente falamos do autor estadunidense Fritz Leiber, agora vejamos o título “Swords and Deviltry”, mencionado na lista de 100 livros de fantasia de leitura mandatória (100 Must Read Fantasy Novels) de Stephen E. Andrews e Nick Rennison.

Este título é uma coleção de contos com os memoráveis personagens Fafhrd e Gray Mouser. Os contos reunidos foram publicados entre 1957 e 1970.

Vamos aos contos.

Induction (1957)

Na verdade não é um conto, mas uma pequena introdução ao mundo de Nehwon, uma breve visão de sua geografia, sua mais famosa cidade, Lankhmar, e seus dois célebres personagens, Fafhrd e Gray Mouser.

The Snow Women (1970)

Esta é a estória da origem de Fafhrd. Nas regiões geladas, vive de modo praticamente isolado, o clã matriarcal do herói. Fafhrd anseia por escapar dali em busca da civilização. Ele encontra a resistência de sua própria mãe, uma feiticeira, mas é estimulado a partir pelos encantos da dançarina que faz parte de uma trupe itinerante que conhece em uma aldeia próxima de seu lar.

The Unholy Grail (1962)

Analogamente, esta é a estória de origem do Gray Mouser, mas antes de ser chamado assim, era um aprendiz do feiticeiro Glavas Rho, e era conhecido apenas como Mouse. Quando seu mestre é assassinado, Mouse busca vingança contra o cruel duque Janarrl. A filha do duque, Ivrian, que tinha contato prévio com ele e seu mestre, pode ser a chave para Mouse escapar das torturas de Janarrl.

Ill Met in Lankhmar (1970)

Originalmente esta novela ganhou os prêmio Nebula (1970) e Hugo (1971). Narra o primeiro encontro e aventura conjunta da dupla. O escritor William Gibson já comentou que “(…) as estórias de Fafhrd e do Gray Mouser são um gênero em si (…)” e tive essa sensação, lendo mais meia dúzia dos estórias do volume “Swords Against Death”. Para quem conhece, possuem um clima que lembra bem aventuras de RPG. Muitas de suas estórias foram escritas antes mesmo da invenção dos jogos. Há muito contraste de clima neste conto, começando com pancadaria, passando por passagens bem humoradas até chegar em tonalidades sombrias e inesperadas.

Enfim, essa antologia reúne três estórias, mas penso que a diversão começa de fato na continuação da série, pois já estou terminando a segunda coletânea e sensação que tive é que as aventuras vão ficando mais interessantes à medida em que vamos conhecendo mais os personagens e o mundo de Nehwon e que nos familiarizarmos com as relações e referências entre as estórias.

3 / 5 stars     

2 comentários em “Swords and Deviltry – Fritz Leiber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *